Ganhar Dinheiro em Casa Manicure

5 PASSOS PARA SE TORNAR UMA MANICURE DE SUCESSO

O mercado da beleza é superestimado atualmente, afinal, autocuidado e autoestima são temas que sempre estão em pauta. 

O Brasil é o terceiro colocado no ranking de consumo dessa categoria, o que faz muitas pessoas quererem investir nessa área. 

O interesse em ser dono do seu próprio negócio, ser seu próprio chefe e poder fazer seus próprios horários, também é a cada dia maior, mas para prosperar em meio à situação econômica que vivemos não é tão fácil. 

Escolhemos uma profissão que está super em alta para ser o tema principal de hoje: manicure. É uma profissão que tem tudo a ver com beleza e é possível trabalhar por conta própria, se a pessoa preferir. 

Possibilita também o serviço a domicílio, que é bastante popular, tendo em vista que a maioria das pessoas tem uma rotina de vida corrida e receber algum produto ou serviço em casa é mais cômodo e prático.

Moramos em um país onde a grande maioria das mulheres faz questão de ter esses cuidados com a beleza e isso é um ponto positivo que pode e deve ser usado a favor. 

A área de manicuração, como qualquer outra área da beleza, cresce a cada dia, com novas técnicas e novos produtos. 

Mas como toda área, tem seus desafios para se tornar um profissional de referência. Antes de tudo, você precisa analisar se realmente gosta dessa profissão. Não encare apenas como um modo de ganhar dinheiro ou como a única opção. É preciso gostar da área para realizar um serviço de qualidade. 

Do contrário, você pode não ser bem sucedida, afinal, não vai ter estímulo para fazer aquilo e isso pode ficar nítido para as clientes. Por isso, listamos alguns passos que vão te ajudar a se destacar nessa área. 

1) Profissionalismo: 

É comum que em salões de beleza ou serviços em domicílio seja estabelecida uma relação de amizade entre a cliente e o profissional.

Profissionalismo e postura são coisas que se esperam de qualquer profissional, em qualquer área. Isso será determinante para a satisfação dos clientes, porque não adianta ter um trabalho perfeito, se o comportamento do profissional não for agradável. 

Seja sempre gentil, bem-humorada, simpática e educada, mas sempre sem deixar de lado a seriedade com o trabalho. Quem não gosta de ser tratado bem ? 

É comum que em salões de beleza ou serviços em domicílio seja estabelecida uma relação de amizade entre a cliente e o profissional. Por isso, deixe sua cliente se sentir à vontade com você, mas sempre se atentando à não ser invasiva demais nos assuntos pessoas, principalmente se estiver na casa da pessoa. 

Os clientes precisam gostar não só do seu trabalho, mas de você também. Outro ponto não menos importante é a vestimenta. 

Por mais que você não preste contas a uma empresa, você está exercendo uma função e precisa estar devidamente arrumada para tal. Logo, mantenha o uniforme sempre limpo e passado, pois isso transparece profissionalismo e limpeza. 

2) Pontualidade

Esse é outro ponto importantíssimo em qualquer área. Atrasos tiram a credibilidade do profissional. Sabemos que às vezes acontecem emergências e imprevistos, mas quando um profissional já tem a fama de sempre se atrasar, a seriedade do seu trabalho fica prejudicada. 

Lembre-se sempre que assim como você, seu cliente também tem responsabilidades e compromissos, e os atrasos de ambas as partes acabam atrapalhando a agenda. 

Caso ocorra algum imprevisto, comunique ao seu cliente, isso demonstra comprometimento. Ao combinar horários para cada um, atente-se também ao tempo de serviço de cada pessoa, ou ao tempo de deslocamento se for o caso. Isso vai evitar deixar as clientes esperando e vai manter sua agenda mais organizada. 

3) Limpeza e organização 

A primeira impressão é a que fica. Já ouviram essa frase? Ter um ambiente confortável, limpo, organizado e higiênico é fundamental, principalmente quando se trata de beleza. 

E falando de unhas, sabemos que é essencial a higienização e esterilização dos materiais da maneira correta, pois estamos lidando indiretamente com a saúde do cliente. Lembre-se de deixar o local sempre limpo, além do uniforme, do asseio pessoal, e dos materiais como esmaltes, mesas, panos, e qualquer outro que precise ser usado. 

A organização vai além da aparência e decoração, mas engloba também o agendamento de clientes. Como já citado, calcule o tempo de um serviço para o outro ou do seu deslocamento, sempre especificando o tipo de serviço, o local e o valor, tendo em vista que cada um tem uma duração diferente. 

Tenha um caderno ou planilha de anotações para registrar todas as informações relevantes. Isso vai te ajudar a administrar bem o tempo e as finanças, principalmente se você for autônomo.

4) Especializações e novos conhecimentos 

Esteja sempre atualizada das últimas tendências de moda, tanto em técnicas como em cores de esmaltes e estilos de unha. 

Ser manicure vai muito além de simplesmente tirar cutículas. Se especialize em cursos para aprender novas técnicas, a fim de trazer novidades para suas clientes e não ficar para trás com relação à concorrência. 

Sempre tenha uma grande opção de cores de esmalte e observe quais mais agradam seu público. Mantenha seu kit completo e cheque isso antes de atender alguém para não gerar uma situação desconfortável de ter esquecido algo. 

Não esqueça que um material de boa qualidade também é indispensável, pois não adianta variedade, se a qualidade for insuficiente. 

5) Divulgação do trabalho e fidelização 

A propaganda é a alma de todo negócio. O chamado “boca a boca” até funciona, mas nada mais eficaz do que divulgar seu trabalho de forma profissional. Hoje, não existe ferramenta melhor e mais acessível do que a internet. 

Por isso, aposte nas redes sociais para divulgação, faça publicações com constância e compartilhe seu trabalho. Divulgue promoções e pacotes especiais, isso ajuda bastante na fidelização de clientes e no seu diferencial. 

Pacotes mensais podem até mesmo ajudar a ter uma renda fixa. Nas redes sociais, seja sempre agradável e educado também, não apenas pessoalmente. Responda seus clientes o mais rápido possível e seja acessível para auxiliar em qualquer dúvida que surja. 

Seguindo essas dicas, você será bem sucedida na profissão e conseguirá fazer uma boa captação de clientes. Lembre-se: Sucesso não é medido por dinheiro, e sim pelo reconhecimento. 

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2 Comentários

  1. Avatar Rafaela disse:

    excelentes dicas, sempre objetivo,conteúdo exemplar.

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