Artesanato

Cartonagem: Você sabe oque é ?

Cartonagem: Você sabe oque é ?

Cartonagem: você sabe o que é e como lucrar com essa arte em ascensão?

Você já parou para observar como o mercado de artesanatos progrediu nos últimos anos? Isso porque o brasileiro soube superar as dificuldades impostas pela crise e, literalmente, usou toda a criatividade para fazer bonito. Assim, entramos de cabeça na onda dos famosos “DIY – Do it yourself”, no português “Faça Você Mesmo”, e arrasamos! Logo, é nessa maré de originalidade que a cartonagem ganha hoje um destaque especial aqui no blog XXX.
Afinal, mais do que uma forma de lucrar, o artesanato é também uma excelente terapia para o corpo e para alma. É recomendado por médicos, inclusive, como exercício de desenvolvimento e fortalecimento para o nosso sistema motor. Além disso, também tem benefícios terapêuticos comprovados para pacientes com doenças como depressão e ansiedade. Com tantas vantagens não restam dúvidas de que essa é uma arte que vale a pena conhecer e reconhecer, certo?
Assim sendo, convido você a descobrir tudo o que é necessário para adentrar nesse mundo inventivo e, é claro, fazer aquela renda extra tão necessária. Confira a seguir!

Mas, afinal, o que é cartonagem e quais os materiais utilizados?


A cartonagem é uma técnica artesanal onde a matéria-prima é o papel, qualquer que seja sua gramatura (peso) ou densidade. Logo, você pode produzir objetos a partir de um simples papel cartão ou até mesmo com um papelão mais grosso, como os utilizados em caixas. Tudo depende do objeto que será confeccionado e suas devidas exigências de sustentação e manuseio.
Por exemplo, você não deve produzir um puff ou um armário com papel cartão simples. Para esse tipo de serviço é necessário um material mais encorpado e robusto para dar durabilidade, como o papelão. Da mesma forma, não fica esteticamente bonito produzir uma capinha de celular com um papelão de 2 centímetros de espessura. Essa prática resultaria em um objeto grosseiro e pouco atraente.


E mesmo sabendo que tudo varia do gosto pessoal, para as vendas você sempre deve se aproximar dos parâmetros de mercado. Guarde bem essa dica!
Assim, na cartonagem é preciso conhecer e analisar corretamente qual tipo de papel deverá ser utilizado para cada projeto. Também, outros materiais são normalmente utilizados nesse processo de confecção, tais como colas, fitas, sisal, rebites, tecidos, adesivos e outros. Tudo dependerá do que você se propor a produzir e a “cara” que quer dar para o seu produto final. As opções são inúmeras, mas sua criatividade e recursos são quem mandam.


Todavia, é importante lembrar que materiais de baixa qualidade tendem a dar um aspecto desagradável ao seu trabalho. Logo, invista no seu esforço e dedicação para ter um retorno financeiro a contento.
Ah, e não se esqueça: bom senso também é uma importante ferramenta de trabalho.

Quanto você pode lucrar com trabalhos artesanais?


Essa é a pergunta que não quer calar. Afinal, será mesmo que cartonagem tem saída? Será que há procura no mercado? Sim e sim. E antes que você pergunte: tem espaço para todo mundo!
Você pode fazer muitas coisas com papel. Esse é realmente um ramo versátil e que abre um leque de opções para quem quer trabalhar na área. Com produções que podem variar desde decorações personalizadas para uma festa até a construção de móveis, suas habilidades e dedicação ditarão a sua renda.
Porém, o quanto você poderá de fato lucrar com seus produtos depende de muitos fatores. Como exemplo, o tempo dedicado para a confecção do projeto, o que você venderá, materiais e técnicas utilizadas podem alterar drasticamente o valor final de cada produção.


Mas, uma coisa é certa: o seu produto nunca deve ter valor inferior ao custo de todos os materiais utilizados somados ao valor das suas horas trabalhadas. Para ter uma ideia, um artesão iniciante utiliza o valor da hora do salário mínimo como referência. Contudo, esse valor tende a aumentar de acordo com a experiência e cursos realizados para seu aprendizado e aperfeiçoamento.
Ainda, para quem está começando e não tem a mínima noção do quanto cobrar por seus serviços, uma boa dica é comparar sempre preços de produtos similares. Dessa forma, você consegue não só estabelecer uma média de valores aceitáveis no mercado como também tem a vantagem de poder negociar com preços mais atrativos ou oferecendo algum diferencial.
No Brasil, pesquisas indicam que a média salarial de um artesão é de aproximadamente R$1500,00 por mês. Logo, cabe a você se dedicar e fazer esse número acontecer ou ainda se multiplicar.
Como aprender as técnicas de cartonagem?


Se você está interessado em aprender sobre técnicas de cartonagem, deve primeiramente saber reconhecer os diferentes tipos de papel. Para isso, busque por sites e vídeos sobre o tema; há vários conteúdos ótimos na internet.
Já para as técnicas artesanais em si, você pode optar pelos vídeos DIY gratuitos, apesar desses não serem muito completos. Porém, se você quer apostar em você e no seu sucesso, nossa dica é investir em um curso completo de cartonagem. Dessa forma, você terá todo o treinamento necessário para desenvolver dos trabalhos mais simples aos mais complexos.


Além da comodidade de ser online, o aprendizado e o sucesso são garantidos. Pense nisso!

Como divulgar o seu trabalho?


Quando se é novo e ninguém conhece o seu trabalho pode ser difícil conseguir clientes. Porém, existe uma solução bem simples e certeira para começar a se fazer visível. Ela consiste em oferecer seu trabalho de forma gratuita ou cobrando apenas o material utilizado para algum evento. Essa é uma excelente forma de se autopromover e mostrar do que você é capaz.
Uma outra boa ideia é fazer um catálogo com fotos de suas artes e divulgar tudo de forma física e virtual.
Ainda, seja criativo. Se for trabalhar com lembrancinhas para festas, por exemplo, marque reuniões com casas de eventos. Desenvolva um flyer do seu trabalho e peça para fixar em murais de igrejas e escolas. As redes sociais e sites de compras e vendas também podem ser grandes aliados nesse processo.
Com essas orientações e um trabalho caprichoso, com certeza em pouco tempo você terá o reconhecimento e retorno que merece.

E então, que tal colocar a mão na massa?
Embora pareça um pouco complicado no início, as técnicas de cartonagem, como qualquer outro artesanato, requerem treino e paciência. Mas, certamente, em pouco tempo você será capaz de confeccionar peças lindas, originais e customizadas.
Seja para vender ou até mesmo para presentear alguém, vale a pena se dedicar e colher os frutos dessa prática. Afinal, como mencionado, a prática de artesanatos pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, para alma e para o bolso.
Invista em você e em suas habilidades e, em breve, veremos um novo artesão nascer. E se você quer saber mais sobre como aprender técnicas de cartonagem, confira o curso que preparamos especialmente para você.
Faça bom proveito e boa sorte!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

12 Comentários

  1. Avatar Conceição disse:

    Gostei

  2. Avatar francinete ishikawa disse:

    Boa tarde! Gostaria muito de poder fazer estes artesanatos com papel. Fico encantada com eles

  3. Avatar Flávia Ribeiro Pereira Fernandes disse:

    Onde fazer esse curso de cartonagencartonagen .

  4. Avatar Silvana Carvalho disse:

    Bom dia.
    Lendo esta materia; gostei muito. Peço gentileza envio por e_mail. Tenho interesse de partilhar o conteúdo com a devida autorização. Aguardo retorno. Segue endereço para envio:silvanamr27@yahoo.com.br.

    • Avatar admin disse:

      Obrigado, pode ficar á vontade para compartilhar o conteúdo desta matéria sim, informações úteis tem mais é que serem compartilhadas mesmo. Obrigado.

  5. Avatar Luciana de jesus Silvia disse:

    Amor artesanato e esse em papel é muito lindo , quero aprender e vender pois estou desempregada .

  6. Avatar Josefa dos Santos disse:

    Gostei muito quero fazer.

  7. Avatar Álvaro delgado disse:

    Quiero el curso de cartonagem. Como accedo al mismo?
    Gracias

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.