Como ser um artesão em plena Era Digital.
Estamos vivendo atualmente em uma era digital e não temos como fugir disso. Já que não temos como escapar dessa nova forma de se conectar com o mundo, porque não usa-la ao nosso favor para vender nossos artesanatos ?.
Muitas artesãs já estão fazendo isso, e explorando o artesanato digital, ou seja, estão lançando as suas peças de artesanato na internet, onde o alcançe de pessoas e visibilidade é bem maior.
Hoje em dia a internet criou nas pessoas novos hábitos, principalmente novos hábitos de comunicação. E por isso todos os artesãos deve estar por dentro dessa inovação para não perder cliente.
Temos ferramentas incríveis na internet ao nosso dispor como: blogs, lojas online, redes sociais, entre outras. Podemos usar todas elas ao nosso favor. Quer saber como extrair conhecimento, encontrar fornecedores, materiais e lucrar direta e indiretamente com a ajuda da internet? Então veja nossas dicas a seguir:
Como extrair conhecimento através da internet?
Podemos usar a tecnologia a nosso favor não só na divulgação ou nas vendas do nosso artesanato. Podemos também tirar da internet muito conhecimento. Como?
Na internet encontramos muitos cursos com novas técnicas e novas maneiras de fazer uma peça de artesanato. Uma plataforma muito útil é o Youtube.
Nele encontramos muitos vídeos e aulas de artesanato de todos os jeitos possíveis. Imaginação na internet não falta. Você só precisa saber o que quer aprender e focar nesse objetivo.
Para você extrair o máximo de conhecimento possível por meio da internet, faça pesquisas sobre cursos online, cursos gratuitos e cursos pagos. Às vezes é melhor pagar por um bom curso e obter um aprendizado de qualidade.
Como encontrar fornecedores de materiais na internet?
Na internet você encontra diversos fornecedores de materiais para fazer o seu artesanato. Busque sites de confiança. Antes de ir comprando no primeiro site que aparecer, pesquise os comentários dos clientes e quantos produtos aquele fornecedor já vendeu.
Também pesquise a reputação desse fornecedor e se ele é realmente de confiança. Muitas artesãs fazem fidelidade com determinado fornecedor para ganhar descontos e promoções.
Faça isso, pesquise fornecedores que dão descontos nas compras em grande quantidade e analise também os valores dos fretes.
Essa pesquisa é importante pois existe uma enorme diferença de valores de um fornecedor para o outro. Quanto mais economia na compra dos materiais, mais lucro você terá.
Como lucrar direta e indiretamente através da internet?
Trabalhar em casa na venda dos seus próprios produtos pode ser um desafio. Dependendo a região onde você mora, esse desafio é ainda maior. Mas hoje em dia a internet está aí para ajudar você a lucrar.
Vender artesanato pode ser lucrativo e ainda muito divertido, já que você está trabalhando com o que gosta.
Então como lucrar com a internet?
Redes Sociais
O primeiro passo é mostrar o seu produto para as pessoas. Muitos começam essa divulgação gratuitamente, através das redes sociais.
Coloque fotos dos seus produtos nas suas redes sociais. Faça uma página especialmente para o seu negócio. Deixa as pessoas conhecerem o seu artesanato. Essa é a melhor forma divulgação.
As pessoas ficam ligadas as redes sociais 24 horas por dia. Por esse motivo divulgar o seu artesanato nas redes sociais é uma forma rápida e gratuita de divulgação.
Isso porque o compartilhamento da informação é rápido e em grande quantidade. Uma foto se espalha em questão de segundo. Por isso as chances de venda aumentam.
Por isso aproveite essa forma gratuita de divulgação e deixe os seus produtos conhecidos.
Anuncie em sites como MercadoLivre ou Elo7
Sites de venda como Elo7, OLX e MercadoLivre são excelentes alternativas para pessoas que precisam vender suas peças de artesanato e ainda não estão seguras para montarem uma Loja Virtual própria (falaremos mais sobre E-Commerce no próximo tópico). As comissões praticadas por estes sites são consideravelmente baixas e tanto o cadastro quanto o processo de anuncio e venda são super simples, mesmo para quem não tem muita intimidade com o mundo digital.
Todos esses sites oferecem a opção de “conversar com o possível comprador antes de fechar a venda, através de campos de perguntas e respostas direto na pagina de seus anúncios ou até mesmo chat´s onde você pode trocar contato e conversar diretamente pelo Whatsapp com o futuro cliente.
Saiba mais sobre como vender pelo MercadoLivre clicando AQUI.
Loja online (E-commerce)
Muitas artesãs experientes estão ampliando os seus negócios de artesanato, e montando lojas online, onde vendem todas as suas peças.
Esse é uma boa opção para você lucrar com a internet. Sem sair de casa você divulga e vende as suas peças. Vender artesanato digital é excelente para o aumento dos lucros.
É claro que suas clientes próximas continuarão comprando os seus produtos diretamente de você e pessoalmente. Mas a loja virtual alcance um número ilimitado de pessoas, e as suas vendas só vão aumentar.
Mas é muito importante você saber que para montar uma loja virtual, é necessário um conhecimento mais profundo sobre as plataformas de vendas. Por isso nossa dica é: contrate um profissional para montar a sua loja virtual.
Isso é importante porque ele sabe quais as plataformas têm mais tráfego e quais são de confiança. Com uma loja virtual o seu artesanato digital vai sair da região da sua casa e vai diretamente para o mundo!
Para você já ir se adaptando ao artesanato digital, vamos deixar aqui uma dica de curso online. É o “Curso Fuxico”. Nele você vai aprender a fazer 15 modelos diferentes de fuxicos. O melhor é que o curso é totalmente online, você faz sem sair de casa.
Comece já a lucrar com o artesanato digital. Vender artesanato sem sair de casa, pode ser muito lucrativo!